sábado, 10 de abril de 2010

meu filho só quer dormir na nossa cama!!!!


Entre 2 e 3 anos, a criança começa a se dar conta de que é independente dos pais e que eles não vivem apenas em função dela. Essa descoberta - bastante desejável - vai estimular seu filho a crescer e ganhar autonomia. Mas passar por isso nem sempre é fácil. Traz angústias e pode fazer com que ele queira estar o tempo todo com vocês, inclusive durante o sono. O princípio do cada um na sua cama", então, torna-se um bom começo para reforçar a noção de individualidade - hoje, um dado valioso da nossa cultura. Há um ideal de que cada um tenha o seu espaço e de que ele seja respeitado.

Não que compartilhar a cama com o filho seja sempre um problema. Tudo bem permitir o mimo num dia em que ele estiver doente ou fragilizado. Também pode acontecer só porque faz frio demais. O que não pode é virar hábito. Dá para entender que a criança esperneie para ficar no meio do pai e da mãe. Ela sabe que dormir significa sair de cena. Convencê-la a ir para a cama e ainda por cima no quarto dela dá trabalho. Mas educar é isso. Cabe aos pais mostrar que é bacana ter o próprio cantinho e tranqüilizar o filho.
Os rituais noturnos são ótimos aliados. Comece estabelecendo um horário para seu pequeno deitar e cumpra-o ao máximo. Depois de colocá-lo na cama, ler uma história, cantar ou rezar junto pode ser o segundo passo. Um boneco, um bichinho de pano ou um travesseiro de estimação vão ajudá-lo a se sentir seguro. Espere até ele adormecer e, se receber uma visita na madrugada, leve-o de volta para a cama, explicando que é hora de dormir - e no próprio quarto. Depois de alguns dias, se ainda exagerar na manha, cumpra o ritual que você estabeleceu e saia sem remorsos. Diga que está cansada, que já leu duas historinhas e que, pela manhã, vocês conversam. Se os pais se mantêm firmes, em pouco tempo a situação costuma entrar nos eixos OS CREDITOS DESTA POSTAGEM PERTECEM A REVISTA CLAUDIA!!!! FAÇA UM COMENTARIO SOBRE ESTA POSTAGEM SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE PRA ESTE BLOG !!!!

0 comentários:

Postar um comentário