quarta-feira, 11 de agosto de 2010

como desconfiar quando forem gemeos



É certo que existem tendências familiares para o nascimento de gémeos e a probabilidade de ter múltiplos é maior se tiver feito tratamentos de fertilidade, mas qualquer mulher pode engravidar de mais do que um bebé.

Probabilidades gerais de ter gémeos

• A probabilidade de estar grávida de gémeos é de aproximadamente 1 em 32 (ou cerca de 3 por cento) e as hipótese de triplos e múltiplos em número superior é de cerca de 1 em 555. Cerca de 95 por cento dos nascimentos múltiplos são gémeos.

• Os gémeos verdadeiros ocorrem por mera sorte, sem qualquer influência de antecedentes familiares ou tratamentos de fertilidade. Apenas cerca de 12 por cento dos gémeos nascidos nos EUA são verdadeiros. A sua probabilidade de ter gémeos verdadeiros, ou monozigóticos (quando um óvulo fertilizado se divide em dois), é de cerca de 1 em 250.

Factores que influenciam a geração de gémeos falsos

• Os gémeos falsos são uma tendência familiar. Por isso, se tiver familiares gémeos, é maior a sua probabilidade de os ter também. Não há indícios de que os antecedentes familiares do seu companheiro afectem a sua probabilidade de ter gémeos.

• Os tratamentos de fertilidade aumentam drasticamente a probabilidade de ter múltiplos. Em média, 20 a 25 por cento das mulheres que tomam medicamentos de fertilidade ou que são submetidas a fertilização in vitro ou outras técnicas reprodutivas acabam por engravidar de mais do que um bebé.

• Quanto maior a idade da mulher, maior a possibilidade de ter gémeos falsos ou múltiplos em número superior. Este aumento não está relacionado com tratamentos de fertilidade. Os investigadores não têm certezas sobre o motivo, mas pensam que terá a ver com alterações hormonais nas mães mais velhas.

• Os gémeos falsos são mais comuns em afro-americanos e menos comuns em hispânicos e asiáticos.

• Uma boa nutrição aumenta as possibilidades de ter gémeos e a malnutrição reduz essa probabilidade.

• Quanto maior o número de gravidezes, maior será a sua probabilidade de ter gémeos. Efectivamente, na quarta ou quinta gravidez, a probabilidade de ter gémeos é quatro vezes superior à da primeira gravidez.

• Depois de ter gémeos, numa futura gravidez a sua probabilidade de os ter novamente é duas vezes superior.

Sintomas de uma gravidez de gémeos

O sintoma mais comum das mulheres grávidas de gémeos é o rápido aumento de peso logo no início da gravidez. Vestir um número de vestuário demasiado grande para a fase da gravidez pode ser outro sinal evidente. E muitas futuras mães de gémeos (mas não todas) sofrem com maior intensidade de enjoos matinais, bem como de outros sintomas da gravidez, devido ao aumento dos níveis hormonais causados por dois bebés.

SUGESTÃO

Se desconfiar que está grávida de gémeos, peça ao seu médico uma ecografia, já que é a forma praticamente certa de confirmar uma gravidez de gémeos

0 comentários:

Postar um comentário