segunda-feira, 21 de março de 2011


Por Letícia Félix
Fonte: Revista Baby & Cia, ed. 17

Dar à luz em casa fazia parte de nosso passado. Provavelmente, sua avó teve todos os filhos em casa! Mas, atualmente, além de uma opção saudável de parto para as mamães, virou alvo da moda e de polêmicas. Quem não acompanhou o relato de parto da top Gisele Bündchen, que deu à luz em casa? A verdade é que o parto, independente da forma, mexe com os instintos mais primitivos das mamães. E quanto mais natural, mais saudável e emocionante será.

Mundo afora!

O parto em casa ainda é pouco frequente no Brasil, mas uma realidade (boa!) dentro do modelo obstétrico de diversos países, como a Holanda, onde 40% dos partos são domiciliares, dentro do Sistema de Saúde. Na Europa, no Canadá e nos EUA, a prática também é comum e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Engrenagens perfeitas

Assim como os outros animais, os seres humanos são máquinas perfeitas. O trabalho de parto é um ciclo importante tanto para a mãe quanto para o filho. Cada processo biológico é perfeitamente planejado para fazer de mãe e filho uma equipe perfeita. A ocitocina ajuda a aliviar as dores. Já a dilatação e as contrações ajudam na expulsão do bebê, o corpo se prepara para amamentar etc.

Um pouco de história

O Parto Domiciliar (PD) era o mais comum há algumas gerações passadas. Com a evolução da tecnologia e da medicina, surgiram outras formas de parto que foram se tornando mais populares. “Essas medidas priorizam a higiene pensando em favorecer o indivíduo, mas alguns aspectos psicológicos foram esquecidos. Um exemplo disso foi a criação de berçários para recém-nascidos normais separados da mãe”, explica a psicóloga e socióloga, Márcia Reis. “Vivemos numa época consumista, o que leva à confiança na tecnologia, à perda da individualidade e ao materialismo.”

Uma escolha difícil

Os partos hospitalares têm menos riscos de vida e são menos dolorosos à mãe. Mas todas as formas de dar à luz têm seus contras que devem ser colocados na balança antes de você escolher o seu tipo de parto. Pense sempre no bem-estar geral: seu e o do bebê. Quanto mais natural e normal for o processo, melhor para ambos!

Parto humanizado

Muito se fala de um parto humanizado, mas pouco se sabe a respeito. Humanizar o parto é respeitar e criar condições para que todas as vontades espirituais, psicológicas, biológicas e sociais da futura mamãe sejam atendidas. Quando o assunto for parto, não apenas
os médicos deveriam ser ouvidos, mas principalmente a mulher que tem a experiência de dar à luz. Toda mulher tem direito a um parto humanizado. Lute por isso! “Para o parto ser humanizado, não precisa de muita coisa. O essencial é o carinho da equipe e da família, deixando as coisas acontecerem da forma mais natural possível, com a estrutura adequada de apoio caso a situação se complique”, esclarece o ginecologista e obstetra Renato Sá. todos os direitos autorais pertencem a revista baby e cia

0 comentários:

Postar um comentário