sábado, 28 de janeiro de 2012

creditos deste poste blog da Cris flores

 bolsa estourou. O que eu faço?

Calma, não precisa entrar em pânico. O trabalho de parto pode levar algumas horas. Dá tempo de você chegar ao hospital
iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages
iStockphotos / Thinkstock / Gettyimages
Nas novelas a cena é um clássico: a bolsa estoura e a mulher entra em trabalho de parto quase que simultaneamente. Mas será que é assim mesmo que acontece?
“Quanto mais próximo do final da gestação, menor o tempo entre a rotura da bolsa e o início do trabalho de parto. Este tempo, chamado de período de latência pode demorar 30 minutos como até várias horas”, explica o doutor Edílson Ogeda, ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo.
A mulher deve se desesperar e correr imediatamente para o hospital? Após a bolsa estourar, quanto tempo demora em média para o bebê nascer? 
De acordo com o ginecologista, varia de de acordo com cada caso. “É bem variável, porém o nascimento do bebê pode ocorrer em uma média de 6 horas aproximadamente após o rompimento da bolsa”, informa o médico.

O que fazer se...

E se a bolsa estourar antes dos 9 meses? 
A mulher deve ligar para o médico e se dirigir ao hospital imediatamente. “Quando o bebê ainda é prematuro, temos os riscos envolvidos da própria prematuridade, associados aos riscos infecciosos, pela falta de proteção conferida pela bolsa. Os riscos maternos são basicamente infecciosos, com gravidades variáveis (de leve à septicemia)|”, explica o doutor Ogeda.
A bolsa pode estourar de duas formas, chamadas de ruptura alta e ruptura baixa.
“Chama-se ruptura das membranas alta aquela que pode ocorrer em regiões mais altas, fazendo com que o líquido amniótico escoe de pouco em pouco (é bem mais rara). Na ruptura baixa, que é a mais comum, a bolsa se rompe à frente da apresentação do bebê, o que promove um escoamento muito mais intenso”< informa o ginecologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário