sábado, 15 de fevereiro de 2014

Para aprender novos movimentos

Para aprender novos movimentos


Débora Mamber Atualizado em 31.01.2012

Para aprender novos movimentos
Getty Images
Veja como estimular o seu filho a descobrir o que ele pode fazer com o próprio corpo
Até completar 1 ano, a criança irá adquirir uma enorme variedade de movimentos. Os pais podem estimular o filho a descobrir o que ele pode fazer com o próprio corpo, mudando constantemente as maneiras de carregá-lo no colo. Isso porque cada postura promove diferentes ações e reações.

Apesar disso, o espaço ideal para esse explorador nato é mesmo o chão. Durante as horas em que ele está acordado, tente não abusar de berços, quadrados ou bebês-conforto. Em outras palavras: não o deixe por muito tempo na mesma posição. Coloque-o de barriga para baixo sobre um colchonete cercado de almofadas para que ele possa rolar, se arrastar, engatinhar e ensaiar os primeiros passos à vontade. Aos pouquinhos, a criança aprenderá a segurar o pescoço e a mexer o tronco, os braços e as pernas.

É com liberdade de movimento que o bebê descobrirá ainda como orientar-se em relação ao espaço e controlar seu equilíbrio sem correr riscos. Afinal, quanto maior a altura, maior a queda. Até mesmo o cadeirão deve ser usado com extrema cautela, especialmente entre os 6 e os 12 meses, quando o sapeca pode se virar e levantar de supetão, enquanto você se volta para pegar algo. "Lugar de criança comer é no colo ou no chão", ensina a neuropediatra Vanda Gimenes Gonçalves, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. O cadeirão, no entanto, está liberado em restaurantes. Mesmo assim, esteja sempre atento.

0 comentários:

Postar um comentário