quarta-feira, 13 de junho de 2012

vacinação contra poliomelite começa neste sábado

11/06/2012 21h59 - Atualizado em 11/06/2012 23h09


Objetivo da campanha é vacinar 700 mil crianças de até cinco anos.
Mesmo quem já foi imunizado deve procurar os postos neste sábado.

Do G1 PA
Comente agora
Campanha contra paralisia infantil começa neste sábado no Pará (Foto: Elcimar Neves/Agência Pará)Campanha contra paralisia infantil começa neste sábado no Pará (Foto: Elcimar Neves/Agência Pará)
Neste sábado (16) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite que pretende vacinar 770 mil crianças menores de cinco anos de idade no Pará. No sábado, considerado o Dia D de vacinação, além de postos de saúde, unidades de vacinação serão instaladas em shoppings, supermercados, centros comunitários, templos, igrejas e praças.
A vacinação acontece até o dia 6 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Famíliade segunda a sexta. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que ação faz parte do esforço naiconal para a consolidação da erradicação do vírus no país e a recomendação do Ministério da Saúde é de que 45% da meta dos estados seja alcançada já no primeiro dia da Campanha.
No Pará, 773.517 crianças de até quatro anos, 11 meses e 29 dias receberão uma única dose da vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. As únicas contra-indicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarréia.
Ao todo, 1 milhão de doses estão sendo disponibilizadas às secretarias municipais de saúde. A campanha deve mobilizar cerca de quatro mil profissionais em postos instalados em todos os municípios paraenses. 
Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença.

0 comentários:

Postar um comentário