quarta-feira, 13 de junho de 2012

ajuda do governo pra mães que fazem pre-natal direitinho

Grávidas de Itapemirim recebem enxovais para seus bebês
A Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Saúde, entregou na trade do dia 22 de maio, terça-feira, no auditório do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, mais de 40 kits bebês para as mamães do Município.
Foto: Divulgação PMI
 
Leia Também
O mimo foi entregue para 42 gestantes que completaram no mínimo sete exames pré-natais feitos pelo SUS ou particular.

A Prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves, fez questão de entregar pessoalmente os kits para as mães. “Estou aqui como administradora municipal e principalmente como mulher que se preocupa com o futuro de vocês e das suas crianças. Tratem bem de seus filhos com a responsabilidade de quem está colocando no mundo “pequenos” que precisam e merecem receber cuidados para se tornarem cidadãos do bem”, frisou a Chefe do Executivo.

A tarde foi programada com muito carinho pela equipe da Secretaria de Saúde. Além da entrega dos enxovais, durante o encontro as mães participaram de uma palestra com Regina Cely Leal, Coordenadora de Marketing do Hospital Infantil Francisco de Assis de Cachoeiro de Itapemirim e a Drª Érica Moreira, fonoaudióloga do mesmo hospital.

A palestra teve como tema principal orientar as mães, muitas delas “marinheiras de primeira viagem”, sobre a importância do teste da orelhinha. Também conhecido por Triagem Auditiva Neonatal, o teste é simples e essencial ao bebê. Obrigatório por lei, deve ser feito nos primeiros 3 meses de vida do neném. Geralmente o exame é realizado no berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia após o nascimento.

O exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que ouvido da criança produz.

“O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um neném que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte”, comentou a Drª Érica.

O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido.

“Recado para as mamães: o Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra indicações e dura em torno de 10 minutos”, ressaltou a Regina Cely.

Após a palestra e a entrega dos Kits a confraternização ficou por conta de um delicioso café da manhã.

Pela Secretaria de Saúde, está foi a primeira entrega dos kits, mas desde março deste ano a Secretaria de Assistência e Defesa Social passou a oferecer o auxílio-natalidade para as mães do Município que possuem renda familiar de até um salário mínimo, que estejam frequentando o acompanhamento pré-natal e com gestação a partir do 6º mês. Inicialmente, está assistência consiste na doação de enxoval para os recém-nascidos.

É importante saber que o projeto da Secretaria de Saúde com a entrega dos kits continua, as próximas mães que atenderem os pré requisitos também receberão os Kits.














    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir          

0 comentários:

Postar um comentário