quinta-feira, 26 de julho de 2012

Nonete Maria apoia casa de parto casa Angela

Carolina – nascimento do Samir

Parto humanizado

Um gesto de amor e respeito com a mãe, o pai e o bebê.
Seja você também um promotor dessa forma de nascer.
Faça a sua doação.

Agende uma visita. A Casa Angela, da Associação Comunitária Monte Azul, está de portas abertas para receber você.

Tel.: (11) 5852-5332 E-mail:parcerias@casaangela.org.br

Conheci a Casa Angela através de uma amiga doula, a Marília Reiter (blog:http://www.manhecendo.com/) que me orientou sobre o parto natural. Até conversar com ela, eu era totalmente ignorante sobre o mundo da gestação. Não sabia da existência das doulas e das Casas de Parto… Mas sempre questionei o procedimento dos hospitais convencionais que desafiavam a lei física da gravidade (posições verticais x horizontais). Aos poucos fui me informando e descobrindo este outro lado relacionado à preparação e realização do parto natural.

Minha primeira visita na Casa Angela foi no dia 28 de julho de 2011, numa quinta-feira em que já havia uma visita institucional na Casa. Fui com meu marido e nos encantamos com o espaço e o tratamento maravilhoso de toda a equipe!

A partir daí, comecei a freqüentar as aulas de ginástica para gestantes toda terça-feira com direito a massagem individual da (Fisioterapeuta), foi o que salvou minha coluna!!! Tratamento de primeira!! Sem falar nos lanches e pães maravilhosos!

Participei de cinco cursos para gestantes (aleitamento, posições para o parto, primeiros cuidados, sobre gestação e parto, slingada, etc.) com direito a almoço e tudo!!! Dessa forma, fui conhecendo toda a equipe e criando um laço forte de carinho e amizade com cada uma delas! Cheguei a levar minha mãe e minha sogra para um dos cursos com objetivo de que elas conhecessem a Casa e ficassem mais tranqüilas!

Mesmo sendo atendida pela Casa Angela, continuei com as consultas com uma médica obstetra do meu convênio principalmente para os exames de rotina (sangue, ultrassom, strepto B, etc.). Em um destes exames feitos no hospital (o tal aminoscópio e cardiotoco), o tratamento foi frio e doloroso (não me informaram nada sobre o procedimento) e eu fui ingênua de dizer que faria meu parto na Casa de Parto natural… Foi então que a médica de plantão pronunciou um discurso terrorista contra as Casas de Parto. Saí dali muito triste, machucada e revoltada! Graças a Deus, meu marido me consolou muito e continuou apoiando minha decisão de ter o parto de forma natural na Casa Angela. Tivemos que nos cuidar dos comentários negativos e questionadores de familiares e amigos. Foi aí que percebi o tamanho do tabu que existe relacionado ao parto natural! Tive que orar e meditar muito para não esmorecer e encontrar meu equilíbrio! Lógico que já havíamos combinado que, caso surgisse alguma emergência, recorreríamos à medicina convencional.

Um dos encontros mais importantes do qual participamos na Casa Angela foi quando nos apresentaram a equipe nova e tiraram todas as dúvidas sobre o parto natural, informando as fases do trabalho de parto, etc. Foi ótimo para preparar nosso lado psicológico, principalmente de meu marido!

Foi então, no dia 07/11, uma segunda-feira, após uma consulta na Casa Angela em que foi registrado 4 contrações em 20 min no exame de carodiotoco, que comecei a sentir contrações mais fortes. A partir das 23h, elas aumentaram e fui pedindo auxílio por telefone. Às 5h chamei meu marido e fomos pra Casa Angela. Já estavam a nossa espera. Após o exame de toque, constatou-se que eu estava com 4 cm de dilatação.

O trabalho de parto foi progredindo, fui recebendo visitas da equipe que me passou muito carinho. Meu marido levou o violão e começamos a cantar músicas infantis como Aquarela do Toquinho, Fico assim sem vc e outras sobre o amor como Carinhoso, Como é grande meu amor por você, etc. Isso me ajudou muito a relaxar e diminuir as dores das contrações. Coloquei também velas aromáticas e muito icenso para ajudar a criar um clima mais tranqüilo . Assim que tomei um banho quente e almocei, o trabalho de deu uma pausa, as contrações ficaram com intervalos grandes… Comecei a andar pela casa e pelo quarteirão com minha mãe e meu marido para reativar as contrações. A partir das 17h, as contrações voltaram. A equipe do dia, mudou para a equipe da noite. Daí as dores foram piorando, recebi massagem, tomei outro banho quente com a bola, etc.

Nas duas horas finais (a partir das 21h), quase estava desistindo de tanta dor… Falava que eu não agüentava mais, mas elas, sempre serenas e equilibradas, me davam forças e elogiava minha postura, dizendo que estava tudo ótimo (pensava comigo que elas estavam loucas, pois eu só gemia de dor!!!). Faziam o mesmo para meu marido, que já estava desesperado vendo minha dor. Segundo ele, foi o olhar de firmeza e serenidade que acalmou o desespero dele. Acabei gritando com meu marido, mordi seu braço num momento de dor, comecei a pensar que o bebê não estava conseguindo descer, pois não sentia a força de expulsão, etc. Neste momento, orei a Deus e entreguei meu corpo a Ele, pois sentia que não tinha mais forças. Logo após, por volta das 23h, veio a força da expulsão.

A parteira até tentou me colocar no banquinho de parto, mas eu não conseguia me mexer, meu corpo travou na posição de joelhos com o corpo esticado, segurando o braço de minha mãe e uma das coxas dela. E foi nessa posição que o Samir nasceu às 23:18h. Assim que coroou a cabecinha dele, a saída do corpinho foi bem rápida! Ele nasceu com 3,320kg e 49cm!!!

Colocaram-no em meus braços logo em seguida! Que sensação mais divina que eu senti, apesar de estar meio anestesiada pela dor! Fiquei com ele em meu colo até o cordão umbilical parar de pulsar para o papai Adaud cortar! Depois comecei a sentir aquele frio imenso e consegui ir para cama para a saída da placenta. Foi minha mãe quem levou o Samir para meus familiares que estavam esperando na sala conhecerem ele.

Tive sorte de ter sido períneo íntegro e logo em seguida tomei um banho quente e fui dormir no outro quarto junto com meu marido e meu filhinho! Dormimos a noite inteira!!!

No dia seguinte, as meninas que me acompanharam durante o parto, deram toda a assistência pós-parto. Fizeram testes com o Samir e cuidaram de mim e do papai com muito carinho! Tive muita orientação para cuidar do Samir referente ao banho, amamentação, alimentação, etc. Toda a equipe foi nos ver e nos dar os parabéns!!! Foi muito gostoso!!! Tivemos alta às 20h. E adoramos tudo em especial achamos que a parteira foi nossa anjinha da guarda!!!

Bem, meu marido e eu só temos a agradecer à toda equipe da casa Angela por todo cuidado e assistência feitos com muito profissionalismo e carinho conosco!!! Torço e farei o que estiver ao meu alcance para que a Casa Angela tenha uma trajetória de sucesso e consiga todo apoio do governo e da sociedade para expandir suas atividades e ser um modelo de Casa de parto para o país!!!

Muito obrigada!!!!!!!

Que banho gostoso!!!

Compartilhe esse conteúdo:

0 comentários:

Postar um comentário