quinta-feira, 26 de julho de 2012

doe e ajude a casa Agela

Casa Angela

Parto humanizado

Um gesto de amor e respeito com a mãe, o pai e o bebê.
Seja você também um promotor dessa forma de nascer.
Faça a sua doação.

Agende uma visita. A Casa Angela, da Associação Comunitária Monte Azul, está de portas abertas para receber você.

Tel.: (11) 5852-5332 E-mail:parcerias@casaangela.org.br

CASA ANGELA


A casa de parto da Associação Comunitária Monte Azul se chama Casa Angela em homenagem à falecida parteira alemã Angela Gehrke da Silva, que, entre 1983 e 1998, atendia e amparava com muita dedicação as mulheres das favelas Monte Azul, Peinha e dos bairros adjacentes na gravidez, no parto e no puerpério. Até sua morte em 2000 ela acompanhou os nascimentos de 1.500 crianças no ambulatório e mais tarde na primeira casa de parto da Monte Azul, inaugurada em 1997. Ela se tornou uma referência, não apenas por mulheres de todas as classes sociais, mas também por muitos profissionais de saúde, maternidades, faculdades e autoridades de saúde pública na busca de um modelo de assistência humanizada ao parto e ao nascimento. A primeira casa de parto fechou suas portas em 1998, mas a lembrança da Angela e a tradição do parto humanizado permaneceram vivas, enraizadas na memória das mulheres da comunidade e das crianças e jovens, que nascerem com sua ajuda.

Com a Casa Angela, a Associação Comunitária Monte Azul dá continuidade a esta tradição e responde à grande procura de mulheres e casais por uma assistência humanizada ao parto normal e ao nascimento num ambiente acolhedor e familiar, próximo a seus domicílios.

Construída e equipada com a ajuda de parceiros internacionais, a Casa Angela tem como proposta acolher e acompanhar mulheres, casais e pais na gravidez, durante o parto, no puerpério, na fase da amamentação e durante o primeiro ano de vida de seus filhos. Além de orientar adolescentes a respeito da vida amorosa e sexual evitando gravidezes não desejadas e prepará-los da melhor forma possível para a maternidade e a paternidade responsáveis.

A maior parte das atividades já foi iniciada em 2008, sendo que o serviço de assistência ao parto oferecido durante 24 horas, poderá ser implantada apenas após o fechamento do convênio com o SUS, que garantirá a manutenção da equipe profissional.

Em 4 quartos de parto privativos e uma sala de alojamento conjunto, a Casa Angela tem capacidade para atender 150 partos normais por mês. Além dos consultórios de pré e pós-natal, há um posto de coleta de leite materno em cooperação com o Hospital Regional Sul. O salão no primeiro andar oferece espaço para atividades em grupo, palestras e eventos com até 120 participantes.

Legalizado pelo alvará de funcionamento deferido pela Vigilância Sanitária em fevereiro de 2009, a Casa Angela é inserida na rede de saúde pública como referência para o parto normal das mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas do Programa Saúde da Família da região.

Objetivos:
- Resgatar a vivência da gravidez, do parto normal e do nascimento como processo natural e experiência humana profundamente transformadora, valorizando seus significados afetivos, sociais e espirituais para a família e a comunidade.

- Contribuir com a humanização da assistência à mulher em ciclo grávido-puerperal e ao recém-nascido, priorizando e divulgando práticas e posturas profissionais favoráveis.

- Proporcionar a mulheres, casais, pais e adolescentes vivências que fortalecem sua autoestima, suas relações afetivas e sua disponibilidade de serem mães e pais, propiciando aos bebês um início de vida digno, saudável e pleno de possibilidades de desenvolvimento.

- Absorção de uma parte do excesso de demanda por leitos obstétricos na região, no que se refere ao parto normal de baixo risco.

Atividades:
- Consultas de pré-natal;
- Assistência humanizada ao parto normal;
- Consultas puerperais;
- Planejamento familiar;
- Apoio à amamentação - Posto de coleta de leite materno em cooperação com o Banco de Leite Humano do Hospital Regional Sul;
- Visitas domiciliares durante gestação, puerpério e na fase da amamentação;
- Oficinas e atividades artísticas;
- Ginástica e trabalho corporal para gestantes e mães;
- Cursos para gestantes e seus parceiros “Caminhando para o parto”;
- Cursos para pais e bebês;
- Programa Odonto-Bebê;
- Encontros abertos para gestantes e pais;
- Cursos de capacitação p/funcionários do Programa Saúde da Família e outros profissionais de saúde;
- Eventos e seminários abertos ;
- Curso para adolescentes: Jovens Tecendo Laços;
- Orientação individual para adolescentes.

0 comentários:

Postar um comentário