quarta-feira, 31 de outubro de 2012

relato do meu parto



                                                                                                                             Relato
Acordei já me contorcendo na cama com uma contração muito forte, toquei as costas de meu marido e disse: – Vida, contração, forte! Foi tão forte que não consegui falar uma frase inteira… Peguei o celular para saber que horas eram… exatamente 06h06. Ele ainda meio dormindo meio acordado me perguntou se era mesmo a contração de parto, e eu disse que não sabia, que não tinha certeza… ficamos na cama e uns 15 minutos depois outra contração forte, me contorci novamente… ele pulou da cama!
Começou a me apressar: – Levanta Amor! Vai nascer! Vamos ligar para a Fran, para a Rosana (doula), para o Vamberto (médico que assistiu o pré-natal)… todo eufórico. Eu disse: – Calma Amor… primeiro quero ter certeza, está muito cedo e se não for? Não quero incomodar as pessoas… Logo se passaram mais 10 minutos outra, mais 10 outra e mais 10 outra… Mesmo assim eu ainda não tinha certeza plena, mas pela insistência dele liguei para Fran (enfermeira Casa Angela) por volta de 07h20, expliquei o ritmo das contrações e a Fran com toda a calma do mundo disse para arrumar as coisas e ligar para ela quando as contrações estivessem num ritmo de 5 em 5 minutos, pois ela já estaria me aguardando na Casa Angela. Então eu perguntei a ela se era mesmo o trabalho de parto engrenando e ela para minha alegria disse que SIM. 

Maurício A LIGA
Comecei a ligar para as pessoas conforme combinado, Maurício (A LIGA), acho que ele estava dormindo… rs pois tinha voz de sono, logo ficou esperto e disse: – To indo! Daqui a pouco estamos ai! E eu na minha tranquilidade, disse a ele para vir com calma, pois poderia ser um alarme falso, liguei para o celular do Cleber Massao (fotógrafo e marido da doula Rosana Oshiro) disse que chegou a hora, liguei para o Dr Vamberto, expliquei novamente meu estado e ele disse: – Vai lá Lilica, que chegou a sua hora! Qualquer coisa que precisar me ligue! Desliguei o telefone que em seguida já tocou, era a Rosana Oshiro me perguntando tudo de novo… hehehe falei os horários e duração de cada contração até àquele momento e ela me disse que já estavam vindo… mas eu ainda indaguei: – Mas e se não for? Não quero que deem viagem perdida…
E ela firme disse: – Vamos assim mesmo, se não for, passamos o dia com vocês. Só então liguei para minha mãezinha que mora na casa debaixo, não queria preocupá-la sem ter certeza… O Paulinho fez ligações para avisar a família dele e os funcionários do trabalho.
Em meio a tudo isso, as contrações continuavam a cada 10 minutos, então parávamos de fazer tudo… eu parava para sentir a contração e o Paulinho para cronometrar, depois que acabava, ele me falava o horário e a duração, eu então marcava em um caderno.
Só restava checar o que iríamos levar, marcar horário e duração das contrações e esperar a hora de ir…
Assim, fui tomar um banho e trocar de roupa, queria estar apresentável… hehehe
Era um dia de sol, então coloquei uma roupa bem fresquinha, sentei na bola e entre uma contração e outra eu postava um recadinho no Blog, outro para a lista das Maternas, outro para as seguidoras do meu Canal no Youtube, outro no Facebook… Twitter… Essa é a mulher do século XXI… hehehe
Alê A LIGA
Logo o pessoal do A LIGA começou a chegar…  Todos nervosos, primeiro o câmera Alê, que começou a gravar sozinho… depois logo vi a Sophia toda perdida perguntando se eu queria ajuda em alguma coisa, mas nada me emocionou tanto naquele momento como o olhar do Maurício (produtor do A LIGA), os olhos dele brilhavam muito, logo o Alê filmava, a Sophia me entrevistava e ao Paulinho, dávamos risadas entre as contrações, tiramos fotos para imortalizar este momento… foi engraçado ver todo mundo aflito me apressando, enquanto eu estava calma, apenas com contrações a cada 5 minutos. 
Logo ligamos para a Fran na Casa Angela e já avisamos que estávamos a caminho… Rosana Oshiro e Cleber Massao já nos esperavam por lá. 
Sophia A LIGA
Era uma quarta-feira, dia de feira na rua de casa… então quando saí com marido, mãe, equipe A LIGA e câmera nada pequena do Alê… paramos o movimento da feira por alguns instantes, pois quando desci as escadas de casa, tive outra contração, muito mais forte que as outras e que me fez sentar na calçada da rua, então quando passou entrei rapidamente no carro e seguimos para nosso destino. No caminho de 2 minutos apenas, outra contração, pedi para parar o carro, pois não queria que balançasse… O Paulinho gentilmente parou e vi a Sophia do lado de fora (ela vinha de carona em outro carro) de olhos arregalados perguntando se não era melhor ela dirigir… logo passou, conseguimos finalmente chegar e quando estava passando pelo portão da Casa Angela, outra contração forte, lá mesmo me agachei e fiquei… Então quando levantei a cabeça, vi o lindo sorriso da Fran (que chega primeiro que ela) e ela me perguntando com o lindo sotaque do sul, se eu iria ganhar a guria lá no jardim mesmo bá… rsrsrs.
Ufa! Passou, entrei e me deparei com uma linda comissão de funcionários da Casa Angela, Cleber e Rosana minha querida Doula, abracei fortemente a Rosana… chorei e disse a ela o quanto ela e Cleber são importantes para nós, depois olhei para todos da Casa e disse que estava feliz! Muuuuito Feliz!!!
Não me lembro do percurso até o quarto / sala de parto, nem quem me levou, só me lembro da Fran pedindo a primeira roupinha da Thiemi e eu mostrando que tudo estava separado em Kits dentro de saquinhos Ziploc com etiquetas de identificação e mais uma vez todos riram da minha metódica organização.
Postei mais uma vez na net, li alguns comentários das Maternas e dos amigos do Face, localizei as musicas que havia selecionado para tocar durante o trabalho de parto, tudo isso no Notebook… agachada (minha melhor posição no momento) entre uma contração e outra e com meu amado marido massageando minhas costas.
Logo comecei a sentir o cheiro de lavanda das velas aromáticas em volta da banheira, senti a presença de uma amiga muito querida e tão distante, Roberta que mora no Japão e adora cheiro de lavanda. Então as contrações apertaram, sentei na bola e a Rosana me perguntou se não era melhor eu me desconectar da internet, me virei, olhei sorrindo para ela e perguntei: – E você se desconectou??? Caímos mais uma vez na risada… já que Rosana teve seu último parto conectada com mais de 200 pessoas assistindo ao vivo… rs. 
Coloquei meu vestidinho especial para o parto com ajuda da querida Enfª Dal, sentei na bola ao lado do computador, recebia massagem da Rosana e beijos apaixonados do maridão… e quanta ocitocina eu produzi ali. 
Meu corpo já pedia água quentinha para relaxar, mas o aquecedor da banheira não estava funcionando, então fui caminhar um pouco para ajudar minha Florzinha de Sakurá descer.
Marido a postos, não enxerguei mais o Cleber nem o Alê, que andavam atrás de nós nos fotografando e filmando, eles ficaram invisíveis aos meus olhos, caminhei de mãos dadas com meu Vida (Paulinho) e me abaixava a cada contração. Quando me abaixava recebia carinho e beijos apaixonados dele, mais ocitocina natural chegando, mais produção de hormônio do amor.
Caminhamos de mãos dadas circulando a casa e logo entramos, eu não aguentava mais caminhar, meu corpo pedia água quente.�
A presença dele ao meu lado foi fundamental, o companheirismo e a total demonstração de amor a todo momento fizeram a diferença.

A banheira ainda não estava pronta, as enfermeiras enchiam com baldes e baldes retirados do chuveiro, enquanto isso eu fiquei na bola embaixo de outro chuveiro, com o Paulinho sempre ao meu lado, me dando força. As contrações mais fortes, e as descrevia como Punk. Meus momentos sempre intercalados entre uma contração e outra… acabava a contração e lá estava eu sorrindo novamente. 
Logo ouvi alguém dizendo que a banheira estava pronta, foi como uma música para meus ouvidos… quando entrei na sala de parto, estava tudo tão lindo, o cheiro de lavanda das velas acesas, emanava no ambiente aconchegante, a água quentinha aliviou minhas dores, o Paulinho a Fran e a Rosana o tempo todo me faziam massagens e me davam todo o carinho que eu precisava. As fotos dos meus filhos e de minha família me tranquilizavam. Quando saí da banheira me senti um pouco fraca e cansada, então fiquei por alguns momentos em pé, batendo os pés no chão mesmo, para ajudar a bebéia descer, mas quando vinha a contração precisava me segurar em alguém e foi nos braços de Dal que me aconcheguei. Ô mulher forte! Lembro que ela me falava: – Pode soltar o corpo!!! Solta o corpo quando a contração chegar!!!
Fui para a cama, neste momento acho que eu começava a visitar a Partolândia, pois oscilava entre momentos de consciência plena e dúvidas gigantescas de qual seria o melhor lugar para parir. Ali relaxei, recebi massagens, chorei, me emocionei com os vídeos que duas grandes amigas Roberta e Koty, postaram ao mesmo tempo comunicando as meninas do meu canal, avisando que eu estava em trabalho de parto, vomitei, tomei sopa, vomitei de novo, as contrações apertaram mais e mais, foi aí que tive vontade de fazer força e mais força a cada contração. 
Bom… não foi um parto de Ursa, pois estava tão Empoderada… que me senti uma Leoa, sim uma Leoa e, quando chegou a hora de fazer força, sem que ninguém mandasse, eu instintivamente comecei fazer… e assistindo ao um pequeno vídeo que a Gabi (13 anos) fez, percebi que na hora da dor eu Urrava feito um animal.. e era a Leoa… 
Fazia força a cada contração e apertava com uma das mãos, a mão da Rosana e com a outra mão apertava a mão de meu querido esposo, não tive tempo de perguntar a Rosana se doeu (a mão dela, rs)… mas meu marido disse que eu esmagava os dedos dele e que ele nunca imaginou que eu tivesse tanta força!
Por instantes pensei que não queria ganhar minha Borboletinha ali, quase na mesma posição dos outros partos, queria mais, então fui para a banqueta de parto, onde sempre idealizei este parto, fiz mais força, questionei a Fran e a Camila quanto tempo ainda faltava e ainda fiz piadinha dizendo que elas estavam me enganando. 
Pedi água: – Quero água!!! Todos entenderam que eu queria tomar água, mas eu queria a banheira quentinha, já devia estar com meus 10 cm de dilatação… na montanha russa mais alta da Partolândia. Depois de tantas tentativas de posições, me levantei rápido e disse: – Quero a banheira!!! 
Lá rapidamente entrei, busquei minha melhor posição, fiquei de cócoras… mas ainda não era essa… não me perguntem como… mas, lembrei do vídeo do parto da Rosana… de um texto-relato da AC quando ainda era doula, de minha amiga Dani da Irlanda do Norte (ela sonhou com o parto natural humanizado para sua Giulia, teve que fazer cesária e quase morreu) e de uma conversa que tive com a Anke (coordenadora da Casa Angela) onde ela disse que essa era se não a melhor, uma das melhores posições para se parir…
E na ansiedade de acabar com o tal círculo de fogo… e que círculo de fogo!!! E ver o rostinho da minha Thiemi… lá fui eu para esta posição, segurando forte agora as duas mãos de Rosana, fiz quatro apoios, recebendo massagem nas costas por meu marido… ouvindo a mesma música do parto da Rosana… que tando me empodera… -Pra Você Guardei O Amor (Nando Reis e Ana Cañas) senti meu corpo mudando, minha filha descendo, uma pressão muito forte, fiz toda a força do mundo… e saiu a cabeça… senti um ploft e ouvi todos dizendo: - SAIU!!! … e eu perguntei: - Saiu a cabeça??? - E alguém disse: - SIM SAIU! - Ouvi Rosana me dizer: - Força Lica!!! Só mais uma força!!! 
Tirei do meu intimo, a minha última força… e urrei como uma LEOA… E como num passe de mágica, o corpinho da Thiemi saiu inteiro… e tudo se transformou… e a DOR ACABOU… e MEU MUNDO MUDOU! 
Instintivamente me virei, passei a perna por cima do cordão e a aconcheguei em meu peito… olhei em seus olhinhos nipônicos e disse a ela o quanto eu a amava… então, só aí enxerguei todos que estavam lá comigo (10 pessoas)! Meu marido e minha filha Gabi estavam ajoelhados e debruçados na banheira, choravam juntos, as Enfermeiras Fran e Camila estavam agachadas e tinham no rosto os sorrisos mais lindos que já vi… Cleber Massao e Rosana Oshiro se olharam apaixonados… e a equipe da Band estava extasiada… Maurício (produtor), Alê (câmera) e Sophia a repórter (filha do Nando Reis)… não sabiam se sorriam ou se choravam… e eu disse:
- Ahhh… você estão aqui!!! 
                           E todos rimos juntos… 
Nós com a equipe A LIGA (Band) 
Gabi (filha), Alê (câmera), Sophia (repórter), Eu Lica, Thiemi, Maurício (produtor) e Paulo (esposo).
Nós com os Anjos da Borboletinha
Enfªs Camila e Franciely, Eu Lica, Paulinho e Thiemi dia da alta, dia seguinte ao Parto.

Lilian Andrade
Esposa dedicada, parideira, mãe carinhosa, vlogueira, blogueira e enfermeira que logo vai virar parteira .

Fiz esse grande e gigantesco relato sentada na cama, com as perninhas de indio (como diz o Anthony) e com a minha Letícia Thiemi no colo… mesinha de refeição e Laptop em cima… marido dormindo ao lado, filhos dormindo… Letícia Thiemi de olhos nipônicos arregalados… quanto AMOR…
 Meu lindo e transformador Parto Natural Humanizado foi ao ar dia 06/12 às 22h15 no Programa A LIGA! Sobre a Mulher do Século XXI – A mulher contemporânea.
 PS: Aceitei gravarem meu parto, pela causa da qual sou defensora: O Parto Natural Humanizado, após conscientização e treinamento da produção do programa sobre o que é realmente um Parto Humanizado! Após reuniões e reuniões com a equipe da Casa Angela e vários acertos (documentados) com a produção do programa, entre eles: assistir antes, a matéria pronta, junto com a equipe da Casa Angela e só daí aprovar ou não, que vá ao ar.
Beijos de Luz ainda Ocitocinados de AMOR !!!
_______________________
Enfª Lilian Andrade 
ou Lica da Gabi (13a PNH), Anthony (7a PNH), Borboletinha Japonesa Letícia Thiemi (15 dias PNatHum) e Boadrasta do Kauan (17 anos) e Enzo (5 anos)

0 comentários:

Postar um comentário